Programa Erasmus+, Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas (KA2)
Parceria Estratégica entre Escolas
“ Playing Ever After- Supporting Language Learning Through Storytelling and Play”
para alunos dos 4 aos 7 anos
2017-2019
O Programa Erasmus + tem como objetivo reforçar a dimensão europeia no campo da educação, promovendo a mobilidade e cooperação entre escolas. As Parcerias Estratégicas visam projetos de colaboração que permitirão que as organizações parceiras possam trabalhar em conjunto, melhorar a sua oferta educativa/formativa, refletir sobre questões comuns e partilhar práticas inovadoras.
O projeto promove mobilidades a escolas parceiras, proporcionando o conhecimento de novas culturas, desenvolvimento e partilha de práticas inovadoras e o desenvolvimento de competências linguísticas. As práticas e recursos desenvolvidos em parceria ao longo do projeto, serão utilizados e explorados nas nossas respetivas escolas junto dos alunos e disseminados aos professores/educadores e encarregados de educação das nossas escolas e às várias escolas nas regiões portuguesas ou transfronteiras.
Deste modo, é necessário estabelecer algumas considerações gerais para a participação no projeto “Playing Ever After", nomeadamente:
-
Estão previstas cinco mobilidades: reuniões transnacionais (apenas envolvendo professores) na Finlândia, coordenador do projeto (a primeira e última reunião), na Holanda, em Portugal e na Eslovénia. A permanência nestes países não ultrapassará os 5 dias, estando as faltas às atividades letivas devidamente justificadas.
-
O custo das viagens, seguros, alojamento, alimentação, viagens que se realizem no decorrer do projeto nos diferentes países, estará a cargo do financiamento europeu atribuído ao projeto - 2017-1-FI01-KA219-034726_3,
-
Mediante documento devidamente assinado, as famílias dos alunos autorizaram filmagens e fotografias dos seus educandos com o fim único de difundir esta experiência pedagógica em sites criados para apresentação do Projeto.
-
Os professores/educadores envolvidos nas mobilidades assumirão a responsabilidade de participar ativamente em todas as atividades desenvolvidas no decorrer dos dois anos letivos do projeto e de divulgar resultados e práticas junto da Comunidade Educativa.
Critérios gerais de seleção para as mobilidades
-
O envolvimento ativo na planificação, organização, execução e disseminação de todas as atividades inerentes ao projeto (2017-2019);
-
O envolvimento ativo na produção de materiais e recursos do projeto (produzir apresentações PPT ou outras, desenvolver planos de aulas, criar recursos necessários para o desenvolvimento das atividades com os alunos, gravar/fotografar aulas, produzir vídeos, cartazes, Project Corner, Language Learning Area, contribuir para página Playing Ever After Blog/eTwinning/Facebook, completar questionários, registar e partilhar observações sobre os alunos …);
-
Manter contacto ativo e frequente com os parceiros do projeto através dos canais institucionais, nomeadamente Playing Ever After Blog- https://playingeverafterblog.wordpress.com/ e a plataforma eTwinning – www.etwinning.net;
-
Participar ativamente em todas as atividades de promoção, divulgação e avaliação das atividades do projeto (planificação, seminários, workshops, organização de exposições, construção de Language learning Area, outros);
-
Conceber e produzir materiais informativos referentes ao desenvolvimento do projeto (cartazes, notícias, exposições, apresentações para escola e outras instituições educativas em Portugal e fora do país) e respetiva divulgação no decorrer das mobilidades;
-
Participação ativa na organização e realização de atividades escolares para promover a imagem da escola e divulgação do projeto.
Critérios específicos de seleção da equipa do projeto
Educadores/Professores
-
Participação ativa na planificação, organização e realização de atividades do projeto;
-
Competências linguísticas – língua inglesa;
-
Competências nas TIC;
-
Inscrição na plataforma eTwinning – www.etwinning.net;
-
Capacidade de relacionamento;
-
Capacidade de trabalhar em equipa (nacional e/ou internacional);
-
Participação em todas as reuniões de trabalho colaborativo com a equipa do Projeto;
-
Espírito de iniciativa;
-
Capacidade de planificar e disseminar.
Obs. Os professores interessados em participar neste projeto deverão preencher o questionário de seleção
------------------------------
Erasmus+ Playing Ever After
Our project on Slovenian TV!
No âmbito do projeto Erasmus+ Playing Ever After, um conjunto de professores do Colégio participaram numa mobilidade à Eslovénia.
Veja a reportagem televisiva!
------------------------------
A Coordenadora do projeto Erasmus+, Playing Ever After,
Fran Seftel