Oferta Educativa

Atualmente, vive-se num processo de constante mudança face ao crescimento exponencial das tecnologias no universo educativo. Considerando que o crescimento da informação e da sua acessibilidade através das redes é cada vez mais evidente, consequentemente, é também um facto que a concretização do processo educativo estará cada vez mais ligado às redes de aprendizagem. É, precisamente, neste âmbito que emerge o Projeto Educativo do Colégio do Ave que visa dotar os alunos de literacia digital que lhes permita analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia-a-dia surge. Este projeto, procura criar condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico com o objetivo de capacitar os alunos para lidar com a mudança e a incerteza num mundo global em rápida transformação. A disciplina de TIC /Inovação Digital que aborda áreas da informática, robótica e programação é um exemplo da mobilização dos alunos para o desenvolvimento de competências tecnológicas. É, portanto, fundamental que os alunos acompanhem continuamente esta mudança e que, através dela, consigam desenvolver competências e adquirir novos conhecimentos, que lhes permitam ter uma prática efetiva com as TIC. Assim, os alunos devem não apenas reconhecer que as tecnologias podem ser úteis como base de apoio, suporte e auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, mas também utilizá-las de modo a ir ao encontro das novas formas de aprendizagem por via das respetivas tecnologias. Partindo deste pressuposto, “os professores devem ser parceiros na conceção e condução das atividades com as TIC e não meros espectadores e executores de tarefas” (Penteado & Borba, 2000, p. 29).
 
Foi com enorme entusiasmo que os alunos do 1.º Ciclo, em concreto as turmas do 3.º ano, desenvolveram na disciplina de Inovação Digital o projeto da “SmartCitie”. Programar, projetar, eletrificar, medir, cortar, foram das enumeras tarefas que os alunos tiveram de efetuar. O pensamento computacional, a criatividade e o trabalho em equipa, foram os pilares fundamentais deste projeto. No final, um orgulho no trabalho desenvolvido e muita aprendizagem e diversão. 
 
 
 
No âmbito do projeto “Constrói o teu Robot”, realizado pelos alunos do 5.º Ano, foram construídos, decorados e programados robots móveis. O objetivo passava por, nesta fase, dotar os robots de movimentos básicos autónomos ou controlado através de um smartphone. 
Este projeto decorrer na disciplina de Inovação Digital, com o apoio da disciplina de EV/ET.