Sendo o Berçário, a Creche e o Pré-Escolar a primeira etapa da vida de uma criança, a filosofia do Colégio rege-se atendendo ao desenvolvimento de várias competências: sociais, estéticas, afetivas, cognitivas, motoras e linguísticas e aprendizagem de valores como o respeito, a solidariedade, a afetividade e a autonomia.
Nas salas da Creche e Pré-Escolar do Colégio do Ave há um envolvimento ativo entre as pessoas, os materiais e as ideias, sendo o papel do Educador muito importante, no que concerne à promoção de um ambiente adequado e estimulante para as interações e reflexões das crianças.
O Educador estrutura o ambiente, escuta e observa, avalia, planifica, formula perguntas, interage e estende os interesses e conhecimentos da criança e do grupo, em direção à cultura.
A prática dos vários Educadores tem em conta as Orientações Curriculares, os Objetivos Gerais da Lei-quadro, a Organização do Ambiente Educativo, as Áreas de Conteúdo e as Experiências-Chave da Creche e Pré-Escolar (modelo construtivista High Scope). Consequentemente existe uma Rotina Diária consistente, que possibilita diferentes tipos de interação e promove segurança, autocontrolo, iniciativa, auto-estima e autonomia.
No Colégio do Ave, os alunos iniciam a sua exposição à língua inglesa de forma rotineira desde muito cedo.
Na Creche e pré-escolar, diariamente cerca de 30 a 45 minutos são dedicados à estimulação para a aprendizagem da língua inglesa.
A exposição ao Inglês, o projeto IntegratEnglish, as músicas e os jogos didáticos são apenas algumas das tarefas que permitem aos nossos alunos praticar e desenvolver competências auditivas e orais que lhes permitirão a curto prazo interação comunicativa em língua inglesa.
Neste ciclo de aprendizagem todos os materiais são criados de base para cada turma para que vão de encontro às necessidades específicas do nosso currículo e para que possam ser permanentemente readaptados e revistos, tendo em vista a motivação dos nossos jovens aprendizes da língua inglesa.