A pensar no desenvolvimento integral das crianças e jovens, os docentes do segundo e terceiro ciclos do Colégio do Ave recorrem a atividades que potenciam o sucesso e a responsabilização de alunos, futuros cidadãos, membros ativos e críticos da sociedade.
Desta forma, valoriza-se a aprendizagem com base no modus faciendi relacionando-a, ainda, com os princípios éticos que regulam a relação do aluno com o outro. Só apostando numa educação sociável, isto é, só transmitindo conteúdos programáticos imbuídos de valores, os jovens crescem de forma harmoniosa e aprendem verdadeiramente.
Do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, no 2º e 3º Ciclos, o método de ensino centra-se nas quatro competências da língua, com igual relevância para a componente do funcionamento da língua.
Os alunos têm, por semana, 3 horas de Inglês e esta carga é ainda colmatada com as aulas de IntegratEnglish nas várias disciplinas de conteúdo como Geografia, Físico-Química, Ciências, Educação Visual, Educação Musical, Educação Física e Inovação Digital.
Temos como objetivo preparar os alunos para a realização dos exames Cambridge (University of Cambridge ESOL: English for Speakers of Other Languages Exams), desde os exames iniciais (Young Learners Examinations) até aos níveis mais avançados (Certificate of Advanced English). Além das aulas de inglês, os alunos podem reforçar esta preparação com a frequência das aulas de Cambridge como atividade extra curricular.
O nosso objetivo é certificar o nível de Inglês dos nossos alunos, munindo-os de uma ferramenta de importante valor quer seja para o seu futuro académico, quer seja para a sua carreira profissional.
A preparação para estes exames é levada a cabo em sala de aula a partir do 1.º ano, começando com manuais didáticos adaptados ao formato e à metodologia aplicada relativamente ao ensino das línguas.
Aprender inglês com esta idade dá às crianças uma enorme vantagem. A experiência positiva de mais tarde realizar um Cambridge English Test cria confiança e é uma base sólida para os seus estudos futuros. Estes testes são realizados por centenas de milhares de crianças em todo o mundo que recebem um diploma do seu nível alcançado. Esse diploma ou certificado é emitido pela Universidade de Cambridge, prestigiada universidade reconhecida mundialmente, que ajudará as crianças no futuro a ter os melhores resultados na língua inglesa.
Temos como objetivo, de acordo com as competências de cada aluno, que ao longo do 2.º e 3.º ciclos consigam certificar os exames de KET (Key English Test) – 6.º ano, PET (Preliminary English Test) – 6.º ao 9.º anos ou FCE (First Certificate in English) – 8.º ao 10.º anos.
No segundo ciclo, 5.º e 6.º anos, os alunos têm integrado no seu referencial a disciplina de Cultura Inglesa; desta forma, além da exposição à língua, os alunos ficam a conhecer a cultura dos países anglo-saxónicos. Esta disciplina pretende explorar áreas de interesse dos alunos relacionadas com a Cultura Inglesa. Num mundo cada vez mais diversificado e complexo, onde o Inglês é língua global, os conteúdos visam, através de descrições e comparações de meios sociais e culturais, desenvolver no jovem a consciência da sua própria identidade e a identidade do outro.
Pretende-se com esta disciplina aumentar a exposição do aluno à Língua Inglesa promovendo assim o desenvolvimento da capacidade de comunicação oral e escrita através, por exemplo, de viagens interativas a países de língua inglesa, potenciando os conhecimento culturais do mesmo.
Atualmente, vive-se num processo de constante mudança face ao crescimento exponencial das tecnologias no universo educativo. Considerando que o crescimento da informação e da sua acessibilidade através das redes é cada vez mais evidente, consequentemente, é também um facto que a concretização do processo educativo estará cada vez mais ligado às redes de aprendizagem.
É, precisamente, neste âmbito que emerge o Projeto Educativo do Colégio que visa dotar os alunos de literacia digital que lhes permita analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia-a-dia surge.
Este projeto, procura criar condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico com o objetivo de capacitar os alunos para lidar com a mudança e a incerteza num mundo global em rápida transformação. A disciplina de TIC /Inovação Digital que aborda áreas da informática e programação é um exemplo da mobilização dos alunos para o desenvolvimento de competências tecnológicas.
É, portanto, fundamental que os alunos acompanhem continuamente esta mudança e que, através dela, consigam desenvolver competências e adquirir novos conhecimentos, que lhes permitam ter uma prática efetiva com as TIC.
Assim, os alunos devem não apenas reconhecer que as tecnologias podem ser úteis como base de apoio, suporte e auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, mas também utilizá-las de modo a ir ao encontro das novas formas de aprendizagem por via das respetivas tecnologias.
Partindo deste pressuposto, “os professores devem ser parceiros na conceção e condução das atividades com as TIC e não meros espectadores e executores de tarefas” (Penteado & Borba, 2000, p. 29).
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