Oferta Educativa

 Para dar sentido e coerência à filosofia de educação que sustenta o projecto Colégio do Ave, o 1.º Ciclo promove experiências de aprendizagem ativas, significativas, diversificadas, integradoras e socializadoras, que têm por base princípios que visam o desenvolvimento integral de cada aluno. 

 Integrados nas dinâmicas e atividades desenvolvidas no contexto de cada turma, nascem projetos transversais, que permitem novas experiências de aprendizagem e um efetivo crescimento no saber fazer, saber estar, saber ser…

 

Inglês

Ao longo do 1º Ciclo, do 1.º ao 4.º anos, os nossos alunos beneficiam de exposição à língua inglesa diária com aulas estruturadas para que as quatro competências linguísticas (a audição, a oralidade, a leitura e a escrita) sejam postas em prática.
Os conteúdos de funcionamento da língua são ensinados de diversas formas privilegiando sempre a aprendizagem em contexto onde os alunos abordam ainda os diferentes aspetos culturais dos países anglo-saxónicos, incluindo as suas festividades e eventos históricos.
Temos também a implementação semanal do nosso projeto IntegratEnglish (onde os nossos alunos aprendem conteúdos culturais, geográficos e idiomáticos na língua Inglesa), para além de que nas disciplinas de educação física e educação musical o inglês é integrado fazendo com que as tarefas orais em inglês se tornem, assim, parte do dia-a-dia dos nossos alunos.
Temos como objetivo a preparação dos alunos para a realização dos exames Cambridge (University of Cambridge ESOL: English for Speakers of Other Languages Exams), desde os exames iniciais (Young Learners Examinations) pelo que no 1.º ciclo trabalhamos para que todos os alunos possam certificar o nível de Movers no 4.º ano de escolaridade.

Professor Lamparina

Voar à Descoberta das Ciências, com o Professor Lamparina

Acreditando na eficácia do método científico, surgiu a necessidade de criar um projeto transversal a todo o 1.º Ciclo direcionado para a exploração da disciplina de Estudo do Meio, onde se pudesse desenvolver uma aprendizagem efetiva e significativa, pois o conhecimento científico não se adquire simplesmente pela vivência de situações quotidianas. Há que explorá-las e compreendê-las em laboratório. Assim, pensou-se numa intervenção planeada pelos professores, no sentido de sistematizar o conhecimento.

Desta forma, o Professor Lamparina desenvolve-se a partir de uma articulação com os professores de Ciências da Natureza e Ciências Físico-Químicas do Colégio do Ave que, em laboratório, recebem os alunos do 1.º     Ciclo para a realização de uma atividade experimental que vá ao encontro das suas necessidades, curiosidades e interesses.

O Professor Lamparina é um professor de ciências muito misterioso e divertido, que comunica connosco por carta ou através do telefone. Na verdade, nós nunca o vimos, pois, quando nos convida para ir ao seu laboratório, nunca aparece! Quem nos recebe é sempre a professora Susana Faria, uma das suas assistentes.

Com as atividades propostas pelo Professor Lamparina, temos aprendido muito! No Laboratório de Ciências Físico-Químicas, utilizamos diferentes materiais e substâncias com os quais temos que ter muito cuidado, por isso, devemos proteger-nos e trabalhar em segurança.

Já fizemos experiências com a água, o ar, os ímanes, sementes… No fim das atividades no laboratório, consolidamos as nossas aprendizagens com os nossos professores. O professor Lamparina é fantástico. Viva o  Professor Lamparina!

A Árvore Contadora de Histórias e a Fada da Leitura

A Árvore Contadora de Histórias e a personagem Fada da Leitura surgiram no âmbito do subprojeto Conto Contigo. Esta estratégia surgiu a partir da necessidade de promover a leitura e de fomentar o gosto e o prazer pelo ato de ler.

Tendo em conta que a competência da leitura é complexa e de extrema importância no desenvolvimento pessoal e social de cada um e que requer um caminho consistente, foi pertinente criar uma ponte entre esta necessidade e os alunos, de modo a que a leitura fosse vivenciada de uma forma dinâmica e significativa.

A Árvore Contadora de Histórias e a Fada da Leitura despertam a vontade e o gosto de ler de cada um, através de estratégias diversificadas e criativas, mobilizando os alunos do 1.º Ciclo a criar hábitos de leitura.

A Fada da Leitura é uma das metodologias/estratégias utilizadas pelas turmas do 1.º Ciclo, como forma de motivação, introdução, abordagem e/ou desenvolvimento de diversos conteúdos programáticos na disciplina de Português e, consequentemente, nas outras disciplinas, atendendo ao seu caráter transversal, e também como simples meio de promoção do prazer do ato de ler.

 
Vídeo IntegratEnglish:
 
Vídeo Smartcitie:


Manuais Escolares