XLI OLÍMPIADAS PORTUGUESAS DA MATEMÁTICA

24-02-2023

"JOSÉ GONÇALO SILVA" ALCANÇA A FINAL NACIONAL

É com orgulho e satisfação que o Departamento de Ciências Exatas e Naturais do Colégio do Ave tem a honra de tornar público que o aluno José Gonçalo e Silva (11.º A) foi apurado para participar na Final Nacional das Olimpíadas Portuguesas de Matemática na categoria B, isto é, destinadas aos alunos que frequentam o ensino secundário.

Depois da medalha de prata conquistada na Final Nacional na categoria Júnior em 2019 (destinada aos alunos do 6.º e 7.º anos de escolaridade), esta será a segunda Final Nacional em que o aluno José Gonçalo Silva participará. Neste momento, é um dos 10 finalistas da região Norte a que se juntarão mais 10 finalistas da Região Centro e 10 finalistas da Região Sul. Os 30 alunos foram apurados por duas eliminatórias, Fase Escola (1.ª eliminatória) e Fase Local (2.ª eliminatória), envolvendo a participação de cerca de 1000 Escolas e um total de 30 000 alunos!

Para além da Final Nacional - Categoria B, realizar-se-ão, com o mesmo número de participantes, as Finais Nacionais da Categoria A e Júnior (destinada aos alunos que frequentam o 6.º e 7.º anos de escolaridade).

A XLI Final Nacional das Olimpíadas da Matemática decorrerá em Faro, no Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, de 30 de março a 2 de abril.

Por consequência, 90 alunos do ensino básico e secundário divididos por três categorias concorrerão para ter a oportunidade de representar o País, em julho, nas 64.ª Olimpíadas Internacionais de Matemática, na 10.ª Olimpíadas de Matemática CPLP, e, em setembro, nas XXXVIII Olimpíadas Ibero-americanas de Matemática.

Dois dos grandes objectivos desta iniciativa passam, por um lado, por difundir e divulgar a matemática e, por outro lado, detetar valores precoces, alunos com algum tipo de capacidade extra para a matemática e gosto pelos desafios matemáticos. Os alunos são confrontados com “problemas” e não “propriamente com exercícios de matemática como nos testes da escola”, pretendendo-se que se revele a destreza e capacidade de raciocínio em que os conhecimentos matemáticos adquiridos são muito relevantes.

As OPM são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. A SPM conta com o apoio do Ministério da Educação, do Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Happy Code na realização das OPM.

A lista dos finalistas nacionais pode ser consultada em: https://olimpiadas.spm.pt/

DCEN:

Mário Oliveira, Marta Teixeira, Raquel Ribeiro