Notícia Lamparina

23-10-2019

Experiências de colocar os cabelos em pé!

Os alunos do 4.º ano foram desafiados pelo professor Lamparina a trabalhar o tema eletricidade. Falaram da sua importância e de como veio revolucionar o Mundo. Hoje é utilizada em tudo o que nos rodeia.

Aprenderam que a eletricidade é uma forma de energia que resulta da existência de cargas elétricas. Aprenderam a explicação para alguns fenómenos que observam no seu dia a dia e que são provocados por descargas muito pequenas de energia elétrica, como quando sentem uns estalidos ao despirem uma camisola de lã ou quando sentem um choque ao tocar noutra pessoa. Descobriram que estes se devem à eletricidade estática.

Fizeram experiências para comprovar e foi com alguma admiração que descobriram que ao friccionar um balão produziam essa eletricidade. Aprenderam, ainda, a montar um circuito elétrico e quais os seus componentes. Assim, aprenderam que um circuito elétrico é constituído por uma fonte de energia (ex: pilha) ligada por fios de materiais bons condutores (ex: cobre) a um ou mais recetores de energia (ex: lâmpadas, motores,…). Depois de montarem um circuito experimentaram intercalar diferentes materiais para descobrir quais os materiais que são bons ou maus condutores da corrente elétrica.

Fez-se luz no laboratório e o professor Lamparina ficou cheio de orgulho.

Redes Sociais