III TORNEIO INTERNO CLUBE DE XADREZ COLÉGIO DO AVE

21-06-2019

Sucesso organizativo e participativo

… the King João Diogo Pereira kept the crown…

O Clube de Xadrez Escolar do Colégio do Ave organizou no dia 19 de junho o III TORNEIO CLUBE DE XADREZ COLÉGIO DO AVE, integrado na planificação anual da Atividade Extracurricular Xadrez Escolar.

Este Torneio dirigiu-se aos alunos do Colégio do Ave e a direção da prova esteve a cargo do professor Mário Oliveira e a arbitragem foi da responsabilidade do Árbitro Internacional Eduardo Viana que foi coadjuvado pelos atletas do Clube de Xadrez A2D João Romano, José Santos e Rui Pedro Gomes.

Pelo terceiro ano consecutivo a equipa do Projeto IntegratEnglish e a Associação de Pais e Encarregados de Educação patrocinaram os prémios atribuídos aos 36 alunos participantes e a Associação de Xadrez do Distrito de Braga apoiou este evento xadrezístico.

Depois de 6 sessões emocionantes, em que cada aluno dispunha de 5 minutos de reflexão por partida, o grande vencedor foi João Diogo Pereira (6 pontos, 2.º A). Com 5 pontos, ordenados pelos critérios de desempate, classificaram-se José João Pinto (4.º B), Matis Ibanez (4.º A), Guilherme Silva (3.º B) e Tiago Sousa (3.º A) fechando, assim, o pódio absoluto.

Esta iniciativa pretendeu dar continuidade à campanha de sensibilização e motivação para a prática do Xadrez Escolar e Federado, levada ao cabo desde o início do ano letivo 2018/2019, tendo como principal objetivo criar uma competição saudável entre os alunos do Colégio do Ave.

A cerimónia de encerramento contou com a presença da Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Isabel Sousa, do Coordenador das Atividades Extracurriculares, Vítor Pereira, e do Presidente da Direção Pedagógica, Rui Miguel Costa.

Os Encarregados de Educação dos alunos participantes, também, marcaram a sua presença e antes da entrega dos prémios puderam assistir ao vídeo “Aulas de Xadrez no Colégio do Ave 2018/2019”, que marcou todos os presentes como um momento de homenagem aos seus educandos, depois de um ano letivo em que cada um deles soube superar-se e mostrar a sua mestria dentro e fora do "quadrado mágico das 64 casas".

Mais informações: http://chess-results.com/tnr450471.aspx?lan=10&art=1

Professor responsável do Clube de Xadrez Escolar do Colégio do Ave:

Mário Oliveira.