I TORNEIO DOS REIS DO COLÉGIO DO AVE

21-02-2022

I TORNEIO DOS REIS DO COLÉGIO DO AVE: sucesso organizativo e participativo!

O Clube de Xadrez do Colégio do Ave organizou nos meses de janeiro e fevereiro o I TORNEIO DOS REIS DO COLÉGIO DO AVE.
Este Torneio dirigiu-se aos alunos do Colégio do Ave do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário com o objetivo de promover “o jogo das 64 casas” entre a comunidade escolar e o convívio entre os xadrezistas mais novos, preparando-os para competições internas e extraescolares.

Foi adotado o "sistema de todos contra todos", tendo sido disputados 11 jornadas, e a arbitragem e direção de prova esteve a cargo do Mário Oliveira, professor responsável do Clube Xadrez Escolar do Colégio do Ave.

Esta iniciativa contou com o apoio do CX A2D, do Colégio do Ave, da equipa do Projeto IntegratEnglish e patrocínio da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio do Ave.

O grande vencedor foi João Diogo Pereira (5.º A) e em 2.º e 3.º lugares classificaram-se Guilherme Leal (5º B) e Luís Ribeiro (7.º B), respetivamente. Foram ainda homenageados José Figueiredo (7.º B), Lara Dinis (10.º C) , Tiago Sousa (6.º A), Edison Peng (5.º A), Maria Carmezinda (10.º A) e João Figueiredo (5.º A).

Os atletas homenageados foram desafiados a realizar uma simultânea com o atleta mais jovem da equipa A do CX A2D, José Santos, que coleciona 10 títulos distritais de jovens. O atual Campeão Distrital Sub-18 defrontou ao mesmo tempo os alunos presentes em nove tabuleiros distintos em que cada aluno participante realizava o seu movimento quando o atleta José Santos chegava ao tabuleiro.

A cerimónia de encerramento contou com a presença do Presidente da Direção Pedagógica do Colégio do Ave, Rui Miguel Faria, da Presidente da APEE do Colégio do Ave, Isabel Sousa, e do Professor Mário Oliveira.
No final todos foram unânimes em elogiar o trabalho que o Clube de Xadrez do Colégio do Ave tem desenvolvido em prol da divulgação deste “jogo-ciência” a nível interno e externo, complementando a formação do aluno como um “excelente exercício mental e promovendo a autoestima e confiança”.