DIA DA EUROPA | 9 DE MAIO

10-05-2019

Comemorado todos os anos a 9 de maio, o dia da Europa visa celebrar a paz e a unidade do continente europeu.

Esta data assinala o aniversário da histórica «declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa.

A ideia era criar uma instituição europeia capaz de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Surge a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) o primeiro passo para a integração europeia. Em 1957, o Tratado de Roma consolida esta integração com a criação da CEE (Comunidade Económica Europeia).

Desde a sua criação a União Europeia viu as suas fronteiras alargadas, assim como o número de países aderentes que são atualmente 28.

As representações da UE na Europa e as delegações da UE no resto do mundo também organizam uma série de atividades e eventos para todas as idades.

O Colégio do Ave assinala esta data com diferentes atividades que decorrem ao longo da semana (Exposições, Jogos e Palestras)  dirigidas aos alunos dos diferentes ciclos de ensino.

Professora Susana Lobo

Redes Sociais