Canguru Matemático Nacional 2022

05-06-2022

Alunos do Colégio do Ave destacam-se a nível nacional 

70 alunos do Colégio do Ave participaram no passado mês de abril no Concurso Canguru Matemático Sem Fronteiras que assume um caráter internacional, na medida em que é uma das atividades da Associação Canguru Sem Fronteiras, que reúne personalidades do Mundo da Matemática de 46 países. 

Foi com satisfação que o Departamento de Ciências Exatas e Naturais tem a honra de tornar público que dois alunos do 1.º ciclo se destacaram no TOP-10 NACIONAL: aluna Ema Xavier (2.º A) classificou-se em 3.º lugar nacional na categoria MINI-ESCOLAR I em 5930 participantes e o aluno Hugo Cunha (4.º B) que alcançou o 7.º lugar nacional na categoria MINI-ESCOLAR III em 6428 participantes. No 2.º ciclo, na categoria ESCOLAR, destacou-se Pedro Vieira (6.º A) ao posicionar-se em 5.º lugar nacional em 13928 participantes e no ensino secundário, na categoria JÚNIOR, José Gonçalo Silva (10.º A) alcançou o 10.º lugar nacional em 1704 participantes. 

 Os vencedores do Colégio do Ave em cada uma das categorias foram: 

Mini-Escolar I: Ema Xavier (2.º A), 3.º lugar nacional (5274 participantes). 

Mini-Escolar II: Manuel Ribeiro (3.º A), 35.º lugar nacional (5930 participantes). 

Mini-Escolar III: Hugo Cunha (4.º B), 7.º lugar nacional (6428 participantes). 

Escolar: Pedro Vieira (6.º A), 5.º lugar nacional (13928 participantes). 

Benjamim: Clara Ribeiro (8.º B), 58.º lugar nacional (7800 participantes). 

Cadete: João Nuno Casalta (9.ºA), 143.º lugar nacional (3039 participantes). 

Júnior: José Gonçalo Silva (10.º A), 10.º lugar nacional (1704 participantes). 

Estudante: Beatriz Araújo (12.º A), 16.º lugar nacional (560 participantes). 

Este evento consistiu numa única prova de escolha múltipla com cinco categorias, de acordo com as idades dos alunos: Escolar (5º e 6º anos), Benjamim (7º e 8º anos), Cadete (9º ano), Júnior (10º e 11º anos) e Estudante (12º ano). O nível de dificuldade em cada prova aumenta ao longo dos três grupos de questões, mas, em simultâneo, pretende-se que os alunos aumentem também o seu interesse e percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora. 

A organização deste concurso, em Portugal, está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática. 

A Associação Canguru sem Fronteiras tem como objetivo promover a divulgação da matemática elementar por todos os meios ao seu alcance e, em particular, pela organização anual do Concurso Canguru Matemático sem Fronteiras. Pretende-se, deste modo, estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática e é um complemento a outras atividades, tais como Olimpíadas da Matemática. O Concurso "Canguru Matemático" tem contribuido para a popularização e promoção da matemática nos jovens. 

Mais informações: 

http://www.mat.uc.pt/canguru/ 

https://falcon.mat.uc.pt/canguru/canguru2022/ 

https://falcon.mat.uc.pt/canguru/canguru2022/nparticipantes22.pdf 

Redes Sociais