Atividade laboratório - Biologia e Geologia 10º ano

13-05-2019

Depois de saberem como os seres vivos dos diferentes Reinos obtêm matéria e como a transportam até às células, chegou finalmente o momento dos nossos alunos do 10° ano de Ciências e Tecnologias aprenderem os diferentes processos de obtenção de energia a partir dessa mesma matéria.

Com recurso a um ser vivo há muito utilizado na indústria alimentar - as leveduras - Saccharomyces cerevisiae (vulgarmente conhecidas como “fermento de padeiro”), foi possível observar a libertação de CO2 e detetar a presença de álcool, compostos resultantes da fermentação alcoólica. Para isso, os nossos alunos iniciaram a aula de laboratório desta semana com o fornecimento, às leveduras, do substrato e das condições abióticas anaeróbias ideais para a realização da fermentação.

A restante aula laboratorial foi dedicada à observação e discussão de dados, e a utilização da biotecnologia ao serviço do fabrico da cerveja e do pão já não apresentam mistérios!