Alunos do Colégio do Ave brilham no Canguru Matemático 2023

14-06-2023

164 alunos do Colégio do Ave participaram no passado dia 31 de março no Concurso Canguru Matemático Sem Fronteiras que assume um caráter internacional, na medida em que é uma das atividades da Associação Canguru Sem Fronteiras, que reúne personalidades do Mundo da Matemática de 46 países.

Foi com satisfação que o Departamento de Ciências Exatas e Naturais tem a honra de tornar público que três alunos do 1.º ciclo se destacaram no TOP-10 NACIONAL: o aluno António Correia (2.º A) classificou-se em 5º lugar nacional na categoria MINI-ESCOLAR I em 8294 participantes, a aluna Ana Santos (3.º B) classificou-se em 10.º lugar nacional na categoria MINI-ESCOLAR II em 9599 participantes  e o aluno Vasco Bastos (4.º A) que alcançou o 7.º lugar nacional na categoria MINI-ESCOLAR III em 9964 participantes. No ensino secundário, na categoria JÚNIOR, Francisca Oliveira (10.º A) alcançou o 6.º lugar nacional em 3507 participantes.

Os vencedores do Colégio do Ave em cada uma das categorias foram:

Mini-Escolar I: António Correia (2.º A), 5.º lugar nacional (8294 participantes).

Mini-Escolar II: Ana Santos (3.º B), 10.º lugar nacional (9599 participantes).

Mini-Escolar III: Vasco Bastos (4.º B), 7.º lugar nacional (9964 participantes).

Escolar: Daniel Garcia (6.º B), 44.º lugar nacional (21538 participantes).

Benjamim: Ana Nogueira (8.º A), 94.º lugar nacional (12724 participantes).

Cadete: Alice Ferreira (9.ºB), 59.º lugar nacional (4990 participantes).

Júnior: Francisca Oliveira (11.º A), 6.º lugar nacional (3507 participantes).

Este evento consistiu numa única prova de escolha múltipla com oito categorias, de acordo com as idades dos alunos. O nível de dificuldade em cada prova aumenta ao longo dos três grupos de questões, mas, em simultâneo, pretende-se que os alunos aumentem também o seu interesse e percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora.  O Concurso "Canguru Matemático" tem contribuído para a popularização e promoção da matemática nos jovens.

A organização deste concurso, em Portugal, está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Mais informações: