17ª Semana da Leitura do Colégio do Ave - Letras e Caretas

20-02-2020

De 17 a 21 de fevereiro de 2020, dinamiza-se, no Colégio do Ave, a “17.ª Semana da Leitura – Letras e Caretas”, desenvolvendo-se um conjunto de atividades, no sentido de promover a aquisição e a manutenção de hábitos de leitura e do prazer de ler, baseadas na prática sistemática e regular da leitura, assim como no envolvimento emocional e na motivação dos alunos para que, progressivamente, leiam mais e melhor.

Desta forma, surge a atividade “Leitura vai, leitura vem! – Lar doce ler”, numa partilha diária com a família de excertos do livro “O DICIONÁRIO DO MENINO ANDERSEN”, de Gonçalo M. Tavares e Madalena Matoso.

Por sua vez, e em articulação com a disciplina de TIC/Inovação Digital, dá-se a conhecer a “Biblioteca de Livros Digitais”, enquanto espaço dinamizador de iniciativas relacionadas com a leitura e a escrita, que se assume como um agregado de livros de autores consagrados e aprovados pelo Plano Nacional de Leitura.

Ainda no decorrer da semana, uma história está a ser construída a várias mãos, isto é, escrita pelos alunos desde o 1.º ano ao 4.º ano de escolaridade – “História a várias mãos!”, enquanto atividade que une e motiva para a escrita criativa, assim como para a ilustração e posterior partilha.