Apresentação

O Colégio do Ave está construído na freguesia de Creixomil, bem perto do centro da cidade de Guimarães.

Iniciou a sua atividade no ano letivo 2005/2006, com a educação pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico, tendo atualmente uma oferta educativa completa desde o berçário ao ensino secundário.

Desde o ano de 2016 o Colégio do Ave instituiu como elemento diferenciador de todas as demais instituições de ensino nesta região, uma aposta inigualável no processo de ensino/aprendizagem da segunda língua, proporcionando aos alunos uma forte exposição à língua Inglesa.

Esta nova visão multicultural fornece aos seus alunos as ferramentas necessárias para alcançar desde o pré-escolar até ao final do ensino secundário um domínio da língua inglesa que permita a equiparação ao grau de nativo.

Para tanto existe uma parceria e acreditação da escola de línguas Cambridge School nos vários anos do ensino, bem como a lecionação de várias matérias curriculares na língua inglesa.

Tal visão e projecto pretende habilitar todos os seus alunos a estudarem e trabalharem em instituições e empresas nacionais e internacionais e viverem num mundo globalizado onde o domínio do Inglês é imprescindível.

Esta instituição possui um conjunto de infraestruturas que permite garantir um acompanhamento pedagógico ajustado às crianças dos diferentes níveis etários. A diversidade de espaços e a riqueza dos materiais didáticos de que dispõe apresentam-se como elementos potenciadores de aprendizagens ativas e significativas para os alunos.

O presente Projeto Educativo define os valores próprios do Colégio do Ave, reflexo da sua identidade, dos seus princípios e propósitos, partilhados por toda a comunidade educativa. A existência deste projeto de educação, que se pretende claro e coerente, fundamenta, articula e orienta todas as práticas educativas desta escola. Tal implica o compromisso com um conjunto de finalidades/prioridades e de normas que promovam um clima favorável à aprendizagem e uma educação de qualidade para todos.

Trata-se de uma intervenção educativa que possibilita o desenvolvimento integrado e harmonioso de cada aluno em todas as suas dimensões (cognitivas, afetivas, sociais e psicomotoras), através da realização e vivência de experiências de aprendizagem enriquecedoras da sua estrutura pessoal, permitindo-lhe, progressivamente, a aquisição do conhecimento e a valorização de si mesmo como

pessoa, o conhecimento e a valorização da realidade cultural, física e social e a capacidade de intervenção responsável, crítica e colaborativa.

Pretende-se contribuir positivamente para a formação dos alicerces do processo educativo de todos e de cada um, o qual se estenderá ao longo da vida (aprendizagem contínua), numa sociedade plural e multicultural. Assim sendo, torna-se pertinente definir prioridades, princípios e traçar caminhos para a edificação de um Projeto de Escola, promotor de uma aprendizagem significativa e contextualizada, que terá subjacente o modelo de aprendizagem desenvolvimentista, social-construtivista.

O Projeto Educativo tem por base as orientações definidas pelo Ministério da Educação para os níveis que ministra, uma vez que o currículo ajuda a explicitar e organizar este projeto ao longo do percurso escolar. No entanto, a constatação e aceitação do pluralismo cultural e da diversidade das potencialidades e necessidades, ritmos e estilos de aprendizagem, torna necessário conceber o currículo enquanto representação da cultura escolar através das diferentes experiências que se proporcionam ao aluno, de forma aberta e flexível, ultrapassando a ideia do currículo como algo prescritivo e estanque, como programa a cumprir de forma uniforme. Entende-se este Projeto Educativo como um desafio e um compromisso assumido, tendo sempre em conta as singularidades de cada aluno, procurando adotar uma postura de inovação pedagógica, criatividade e flexibilidade.

Neste contexto, o presente Projeto Educativo pretende, no quadro da legislação em vigor, propor estratégias de intervenção, consagrando a orientação educativa da escola e explicitando os princípios, os valores, as metas e as estratégias que o colégio se propõe desenvolver.

A progressão, a abertura e a flexibilidade intrínsecas ao processo educativo, bem como as dinâmicas que, entretanto, condicionem a evolução da sociedade, da comunidade educativa, da política educativa e do quadro legal, estarão sempre subjacentes à construção e reconstrução contínua deste projeto.

Este carácter inovador no âmbito da oferta de ensino em Guimarães tem atraído bons alunos da cidade e de cidades vizinhas, existindo uma lista de espera relevante em todos os graus de ensino, possibilitando não apenas o aumento do número de alunos, como igualmente a seleção dos alunos a integrar.

A qualidade de ensino do Colégio do Ave tem sido reconhecida nos rankings escolares, regionais e nacionais, onde os nossos alunos têm obtido resultados de referência.