Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio do Ave

O que é a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio do Ave (APECA)?

É uma associação onde todos os membros da Direção, Assembleia Geral, Conselho Fiscal e sócios são exclusivamente pais e/ou encarregados de educação de alunos do Colégio do Ave.

Mas, o que faz a APECA?

Os nossos objetivos são de natureza social e educativa.

- A APECA intervém como parceiro junto da direção do Colégio, autoridades e instituições, de modo a possibilitar e facilitar o exercício do direito de cumprimento do dever que cabe aos pais de orientarem e participarem, ativamente, como primeiros responsáveis, na educação integral dos seus filhos.

Juntos, queremos contribuir para uma educação mais comprometida dos nossos filhos, ajudar a construir um colégio cada vez melhor onde os nossos filhos se sintam felizes e em segurança.

- A APECA participa em diversas atividades promovidas pelo Colégio sempre que a sua participação é solicitada – participação nas férias escolares, em festas de Natal, de final de ano, jantar Medieval, etc.

- A APECA promove várias atividades por sua iniciativa. Destaca-se o DIA MUNDIAL DA CRIANÇA, como a atividade que assume mais tradição como exclusiva da Associação. Neste dia o objetivo principal é fazer as crianças felizes, promovendo o convívio entre pais e filhos, insufláveis, palhaços, oferta de gelados, etc. Outra atividade é o JANTAR DE REIS aberto a toda a comunidade educativa. Um convívio que tem vindo a crescer ao longo dos anos, entre pais, professores, alunos e direção.

A APECA está aberta ao diálogo com os pais, com os alunos, com os docentes e com a direção do colégio, ouvindo-os, satisfazendo e esclarecendo, de modo a estabelecer uma maior participação e intervenção de todos, família, colégio e comunidade.

Fazer parte de uma Associação de Pais é uma Aprendizagem constante, é Sentir a Escola de várias formas, é Sonhar projetos, é ajudar na Organização da vida escolar dos nossos filhos, é, com toda a Comunidade, defender os Interesses comuns, é encontrar Alternativas para traçar Caminhos, dar Apoio, é saber Ouvir, é abraçar Desafios e corresponder às Expectativas, é uma constante Partilha de ideias para melhorar o Amanhã.

A Associação de Pais do Colégio do Ave agradece todo o carinho, empenho e colaboração manifestados pela Direção do Colégio, Pais/Encarregados de Educação e restante Comunidade Educativa, durante este ano de mandato, bem como pela confiança demonstrada. Foi um ano de aprendizagens, desafios e aventuras, mas, sobretudo, alegria em poder ajudar os nossos meninos a Crescer …

Manuais Escolares

1º Ciclo